Curso de Paraquedismo AFF (Accelerated Free Fall)

Índice de Artigos

O curso  de paraquedismo Accelerated Free Fall (AFF) é a maneira mais rápida e segura para se tornar paraquedista.

O programa AFF é elaborado para prover instrução personalizada, para alunos que têm sério interesse em se tornarem pára-quedistas ou aqueles que querem experimentar o paraquedismo somente com um salto, que não seja um Salto Duplo.

Este programa de treinamento é chamado  “Accelerated Free Fall” (AFF), curso de queda livre acelerado, porque o processo de aprendizado é de três a cinco vezes mais rápido que o método tradicional de lançamento “static line”.

 

 

Consiste em um treinamento teórico e prático para primeiro salto pelo sistema de acionamento manual do paraquedas e avança salto a salto.

 

O aluno progride através de sete níveis, conforme sua capacidade de aprendizado, e não de um arbitrário número de saltos. O programa é estruturado para que o aluno cumpra os Objetivos de Aprendizado (TLOs) de um determinado nível, antes de avançar para o próximo.

 

Os saltos são realizandos a 12.000 pés (3.600 metros), perfazendo em média 45 segundos de queda livre, abrindo o paraquedas a 4.500 pés (1.500 metros). Inicialmente o Aluno é acompanhado de dois instrutores tendo a oportunidade de experimentar manobras e suas posições, supervisionado pelos instrutores que podem corrigi-lo ou auxilia-lo, otimizando seu aproveitamento e aprendizado. Durante a navegação o instrutor de rádio auxilia o aluno até o pouso.

 

No Nível VIII o aluno se gradua, realizando seu primeiro salto solo.

O conceito do programa AFF foi desenvolvido nos Estados Unidos por Kenneth F. Cleman Jr. no final dos anos 70. Logo, várias pessoas interessadas neste novo conceito de instrução colaboraram para que o método AFF fosse reconhecido nos EUA pela United States Parachute Association (USPA). Em 1990 a Confederação Brasileira de Pára-quedismo (CBPq) regulamentou o programa no Brasil.

Esse programa reúne metodologia de ensino, meios auxiliares de instrução, equipamentos modernos com paraquedas principal e reserva retangulares, técnicas de vôo em queda livre, tecnologia em dispositivos de segurança como acionadores automáticos (DAA – Disparador Automático de Abertura) , semi-automáticos (Stivens´s Sistem) e rádio comunicação terra / ar, proporcionando ao aluno um ambiente seguro e saudável para o aprendizado.