FreeFall | Clube e Escola de Paraquedismo

Índice de Artigos

O Clube Escola de Paraquedismo FreeFall está localizada no Centro Nacional de Paraquedismo (CNP) em Boituva, na rodovia Castelo Branco km 116, a uma hora de São Paulo. Fundada em 1989, é a escola que a mais tempo está radicada no CNP.

Somos especializados na formação de alunos nos programas AFF e ASL, da instrução básica à formação profissional, fornecendo instrução personalizada às pessoas que querem se tornar paraquedistas.

Os programas AFF e ASL também servem para pessoas que querem experimentar o paraquedismo, mas não querem realizar um Salto Duplo.

Somos comprometidos com a segurança, profissionalismo e a evolução técnica do aluno. Sem deixar de lado a emoção, diversão e adrenalina.

Nossos Instrutores são habilitados pela Confederação Brasileira de Paraquedismo. São atletas com comprovada experiência em competições, recordes, instrução básica e avançada em várias modalidades, no desenvolvimento de trabalhos em equipe e na habilidade de fazer as pessoas alcançarem seus desafios.

Utilizamos equipamentos modernos do tipo “studant” especialmente construídos para instrução. Tanto o paraquedas principal como o reserva são considerados grandes, proporcionando aos alunos pousos suaves. São equipados com Dispositivo de Abertura Automática (DAA) e semi-automatica (Stiven’s sistem ou RSL), além de rádio comunicador para auxiliar o aluno durante a navegação e pouso.

Com um histórico de sucesso, muitos de nossos alunos se tornaram paraquedistas expoentes no esporte como campeões em competições nacionais e internacionais, recordistas, instrutores, câmera mans, proprietários de áreas de salto, pilotos comerciais, etc.

Entidade juridicamente constituída, inscrita na Receita Federal, Filiada a Federação Paulista de Paraquedismo (FPP), a Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq), a Federação Aeronáutica Internacional (FAI) e ao Comitê Internacional de Paraquedismo (CIP).

 




A História da Escola

Meu primeiro salto foi em 1981, com 17 anos no CNP em Boituva, tendo como Instrutor João Ricardo Penteado.

No Clube existiam muitos alunos e sempre nos encontrávamos na 5ª feira para programar a atividade do fim de semana, após a reunião íamos a um barzinho próximo para conversarmos e tomar aquela breja com os amigos.

Como eu era um dos que tinha um pouco mais de saltos que a maioria, os colegas e alunos nos procuravam atrás de dicas e tocks.

Fiz meu primeiro curso de Instrutor, na época Monitor (paraquedas redondo) em 1986 em Boituva, ministrado pelo Palma através da CBPq. Meu objetivo na época era aprender um pouco mais sobre o paraquedismo para poder dividir com os amigos.

Em 1987, o Gaúcho (Aedo Sória) me chamou para realizar meu estágio no seu Clube, o Emoção, que estava sendo dirigido pelo seu irmão Ramon.

Em 1988, o Carvalho (atual, eterno, Presidente da Federação Paulista de Paraquedismo) me indicou como Instrutor na Eacon – Escola de Aviação Congonhas, do Bertoluchi. Lá procurei recriar o clima de amizade que tínhamos no Clube onde iniciei o meu paraquedismo, nos reuníamos na 5ª feira para programar o fim de semana, pegar os equipamentos, caronas, etc. Do lado da Eacon, no outro quarteirão, tinha uma pizzaria e churrascaria. Lá fiz muitos amigos...

Saí da Eacon depois de um ano e com a grana do acerto, comprei do Gaúcho quarto T-10 (paraquedas redondo) para saltos enganchados, um TU e um PC para a progressão em queda livre (também redondos).
Em 1989 fundei o Clube Escola de Paraquedismo Skybrita.
No inicio dos anos noventa, com a regulamentação dos programas AFF e ASL pela CBP, vendi todos os redondos e comprei um equipamento Studant (retangular).

Em 1992 passamos a utilizar o nome fantasia FreeFall Paraquedismo, pois a Escola cresceu e necessitava de um nome menos personificado na minha pessoa, tomando uma forma mais profissional de se fazer paraquedismo.

Hoje, percebo que o que me fez abrir a Escola foi a vontade e o prazer de poder dividir com as pessoas uma das coisas que mais gosto de fazer na minha vida, saltar de paraquedas...


Skydive!

Vida longa.

Fábio Cabrita Nascimento

CBP 8889 D  IAFF / IASL




Nossa Proposta

Nossa proposta é a de fornecer excelência em qualidade nos nossos serviços, proporcionando aos alunos em instrução e paraquedistas as condições necessárias para um desenvolvimento seguro e progressivo dentro do esporte e que agregue os valores necessários para o crescimento pessoal de nossos associados nos variados ambientes e atividades ligadas ao paraquedismo.

Para isto, reunimos conhecimentos adquiridos em mais de duas décadas de trabalhos voltados à atividade de instrução, treinamento de equipes de competição e formação de novos paraquedistas.

Levá-lo a obter a licença esportiva categoria “A” é nosso compromisso.
Envolvê-lo na prática desta aventura é nosso prazer.

 




Instrutores

Todos os nossos Instrutores são habilitados pela Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq). São preparados e avaliados de maneira rígida mantendo um padrão internacional de instrução.

São atletas com comprovada experiência em competições, recordes, instrução básica e avançada em várias modalidades, no desenvolvimento de trabalhos em equipe e na habilidade de fazer as pessoas alcançarem seus desafios.

 

Instrutor Responsável:

Fábio Cabrita Nascimento
CBP 8889D IAFF / IASL

 




Curriculum

Fábio Cabrita Nascimento - CBP 8889E - IASL / IAFF.


Pára-quedista desde 1981, instrutor desde 1986, fundou o Clube de Pára-quedismo Skybrita em 1989, e a escola FREEFALL em 1992.

Eventos de que já participou:

- Técnico do Time Campeão no Campeonato Brasileiro Estreantes FQL # 4, 1988.
- 3o colocado no Campeonato Paulista FQL # 4 em 1988.
- 6o lugar no Campeonato Brasileiro FQL # 4 com o Time Skydive, 1988.
- Recordista Brasileiro em Grandes Formações #29 way, 1989.
- 5o lugar no Campeonato Brasileiro FQL # 4 com o Time Skydive, 1989.
- 4o lugar no Campeonato Brasileiro FQL # 4 com o Time Skydive, 1990.
- 2 vezes 3o lugar no Campeonato Brasileiro FQL # 8 com o Time Skymetas, 1990/1991.
- 2 vezes Vice-campeão no Campeonato Brasileiro Velocidade # 10 com o Time Skymetas, 1990/1991.  
- Participou da primeira “Aero Feria” em Assunção, Paraguai, 1991.
- 5o lugar no Campeonato Brasileiro FQL # 4 com o time Skydive, 1992.
- Campeão da 1o Copa Brasil de Pára-quedismo em Resende com o Time Caindu’s, 1992.
- Recordista brasileiro em Grandes Formações 40 # way, Boituva - SP, 1992.
- Recordista brasileiro em Grandes Formações 60 # way, DeLand FL USA, 1997.
- Recordista brasileiro em Grandes Formações 65 # Way, DeLand FL USA, 1998.
- Recordista brasileiro Formação Diamante 36 # Way, DeLand FL USA, 1998.
- Campeão no Campeonato Brasileiro Velocidade # 10 - Broa – SP, 2000.
- Recordista Mundial de Lançamento em Massa 625 # paraquedas navegando - Base Aérea de Santa Cruz, Rio de Janeiro – RJ, 2000.
- Recordista brasileiro Formação Diamante 49 # Way, Campinas – SP, 2002.
- Recordista brasileiro Formação Diamante 64 # Way, Campinas – SP, 2003.
- Recordista brasileiro em Grandes Formações 80 # Way, Florianópolis – SC, 2003. 
- Bi Campeão no Campeonato Brasileiro Velocidade # 10, Boituva – SP, 2004.
- Diretor Técnico do Boogie Guarany - Asuncion – Paraguai, 2007.
- Diretor Técnico do Campeonato Brasileiro de FQL – Boituva – SP, 2007.
- Diretor Técnico do Boogie Guarany - Asuncion – Paraguai – 2008.
- Diretor Técnico do Encontro Latino Americano CTR – Boituva – SP, 2008.
- Participou da tentativa de quebra de Recorde Latino Americano de Grande Formação # 104 way, Venezuela, 2008.

- Atualmente conta com mais de 6000 saltos.


Foi administrador do Centro Nacional de para-quedismo (CNP) em Boituva por cinco vezes de 1989 a 1999 (não consecutivos). Neste período aperfeiçoou o profissionalismo dentro do CNP. Criou novos espaços, como área de dobragem, salas de instrução e de vídeo, mais aeronaves.

Enquanto administrador do CNP, organizou os Encontros de Carnaval em Boituva, evento que se tornou internacional, com a presença de atletas de várias nacionalidades, atraindo a mídia, que expôs mais de 0:45 minutos de matérias sobre o evento que forão ao ar por todas as emissoras de TV de canal aberto.

Na parte Técnica, participou da implantação do Programa ASL e AFF ( instrução com pára-quedas retangular ) no Brasil, através da CBP, participando na revisão das normas Regulamentares dos programas ASL e AFF e na formação de novos instrutores a partir da década de 90.


Cursos de formação que já participou (ministrados pela CBP):

- Curso para formação de Instrutor Básico (Instrutor Palma), 1986.
- Reciclagem para Instrutor Básico, (Instrutor Monte Santo), 1989.
- Curso para formação de Jamp Master AFF, 1991.
- Curso para formação de Instrutor ASL, 1992.
- Tornou-se Instrutor AFF em 1992.
- Foi nomeado Instrutor Examinador AFF / ASL pelo Presidente e Dir. Técnico da CBP em 1993.
- Participa de cursos de formação para novos instrutores ASL e AFF por todo o Brasil.